Planejamento Paroquial

Planejamento paroquial

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

REITORES DE SANTUÁRIOS NO RIO DE JANEIRO DE 18 A 23 DE FEVEREIRO DE 2013



 REITORES DE SANTUÁRIOS NO RIO DE JANEIRO DE 18 A 23 DE FEVEREIRO DE 2013.
Éramos em média 55 reitores de Santuários do Brasil inteiro, reunidos a partir da segunda-feira dia 18 de Fevereiro de 2013 no Rio de Janeiro para participar do vigésimo Encontro Nacional de reitores de Santuários.
O nosso curso teve como tema: Cultura e religiosidade popular e a Influencia das novas mídias no contexto religioso.
A formação que aconteceu desde segunda-feira até sábado dia 23 do corrente mês no centro de estudos Sumaré, Rio de Janeiro, teve como objetivo proporcionar um momento de troca de experiência e convívio entre os participantes.






Alem dos dias de conferências, os reitores e responsáveis de santuários tiveram a oportunidade de ter um dia de CITY TOUR para melhor conhecer a realidade do Rio de Janeiro e os pontos de turismo religioso, tais como: Cristo Redentor, Igreja Nossa Senhora  da Penha, local de preparação da Jornada Mundial da Juventude, entre outros.




No inicio do curso, segunda-feira, tivemos a Missa presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta e concelebrada pelos presbíteros Reitores e vice Reitores dos Santuários do Brasil. Também com a participação de Leigos e Religiosas.
Vi como ponto forte, quando o senhor Arcebispo em suas palavras da homilia chamou-nos a atenção para a importância dos Santuários do Brasil, disse ele: somos chamados a olhar a missão da nossa Igreja, e especialmente no Brasil a luz da palavra de Deus neste tempo quaresmal e perceber o chamado à Santidade, esse tempo é bastante propicio para perceber o chamado dos Santuários à Santidade dos peregrinos, a olhar como nós, frente à sociedade atual que puxa as pessoas para caminhos diversos, que hoje e sempre, somos chamados a viver o nosso compromisso enquanto Igreja peregrina e Missionária.
O Reitor presidente, padre Domingos Sávio, reitor do Santuário Nacional de Aparecida. Fez destaque à temática, classificando como uma oportunidade para atualizar os reitores da realidade contemporânea. Eu padre Antonio Carlos, também vejo como fundamental estudar enquanto reitor de Santuário tema que condiga com a nossa realidade local e Nacional. Alias Só se testemunha aquilo que se tem conhecimento.
É bom olhar com carinho e compromisso a religiosidade popular, a cultura popular e as novas mídias que são fundamentais e influentes para os nossos Santuários. Sem esquecer as formas tradicionais e chamativas, tais como: boa acolhida, preocupar-se com o outro perguntando por que não veio à Igreja ou Santuário no dia anterior, etc. Nosso estudo encerrou dia 23 do corrente mês com a Santa Missa transmitida pela TV Rede vida, TV Nazaré e outros meios de comunicação.
Sem mais para o momento, abraço fraterno do Reitor do Santuário de São Raimundo Nonato dos Mulundus e Pároco da Paróquia de São Sebastião em Vargem Grande-MA. Pe. Antonio Carlos Cardoso de Matos.
São Raimundo Nonato dos Mulundus e São Sebastião, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário